Movimento dos Focolares

Chiara Lubich: Todos os acontecimentos

Out 18, 2021

“Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”, é a palavra de vida que procuramos colocar em prática durante este mês de outubro de 2021. Chiara Lubich, nesta passagem, nos ajuda a aprofundar estas palavras que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos.

“Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”, é a palavra de vida que procuramos colocar em prática durante este mês de outubro de 2021. Chiara Lubich, nesta passagem, nos ajuda a aprofundar estas palavras que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos. Ele (Deus) faz com que tudo coopere para o bem daqueles que o amam (…) Portanto, não é para qualquer pessoa que tudo coopera ao bem, mas para quem ama a Deus e corresponde ao seu amor. O seu amor por nós não é genérico, mas pessoal e especial, fazendo com que tudo coopere para o bem – isto é, a salvação, a verdadeira felicidade, o progresso espiritual – daqueles que o amam. Todas as coisas. Não se trata, portanto, unicamente da sua Palavra ou dos sacramentos, ou dos ministérios ou mesmo dos demais meios que Deus dispôs na Igreja para o nosso bem espiritual. Isto seria evidente. O apóstolo quer dizer algo mais: para a pessoa que crê no amor de Deus e o ama, as circunstâncias mais variadas, que condicionam a sua existência, não são simples obras do acaso ou das cegas leis da natureza ou da vontade dos homens, mas são guiadas por este amor. São as ocasiões e os meios de que Deus se serve para realizar a obra de santificação desta pessoa. Ele se esconde por trás de todos os acontecimentos da sua vida; como, por exemplo, uma determinada condição de saúde, um contratempo, uma imprevista mudança de programa provocada pelas circunstâncias; ele se esconde ainda por trás do estado de vida em que a pessoa se encontra, ou de uma provação moral imprevista, ou ainda de todo tipo de dificuldades que pode encontrar no trabalho. Ele se esconde também por trás do fato de ela se encontrar em determinado lugar, ou então ao lado de um determinado próximo. Para a pessoa que ama a Deus, tudo adquire um significado positivo, até mesmo as faltas da vida passada, porque em todas estas circunstâncias ela experimenta o amor de Deus que quer conduzi-la à santidade. (…) Antes de tudo, nunca parar no aspecto puramente exterior, material, profano das coisas, mas acreditar que cada fato é uma mensagem com a qual Deus nos exprime o seu amor. Veremos, então, como a vida – que pode nos parecer semelhante a um tecido do qual vemos apenas seus nós e fios confusamente entrelaçados – é uma realidade bem diferente: é o plano maravilhoso que o amor de Deus vai tecendo com base na nossa fé. Em segundo lugar, devemos em cada momento nos entregar de forma total e confiante a este amor, tanto nas pequenas como nas grandes coisas. Melhor ainda: se soubermos nos entregar ao amor de Deus nas circunstâncias comuns da vida, ele nos dará as forças necessárias para confiarmos nele também nos momentos mais difíceis, como podem ser uma grande provação, uma doença ou o próprio momento da nossa morte. Chiara Lubich

Chiara Lubich

Chiara Lubich, in Parole di Vita, a cura di Fabio Ciardi, Opere di Chiara Lubich, Città Nuova, 2017, pag. 297)  

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

Tempo da Criação

Tempo da Criação

O Tempo da Criação chegou também este ano: é a celebração cristã anual para orar e responder juntos ao grito da Criação.