Movimento dos Focolares

Chiara Lubich: acreditar na Palavra de Deus

Dez 27, 2021

Neste Natal, a Palavra de Vida de dezembro de 2021, nos convida a viver palavras dedicadas a Maria: "E bendita é aquela que acreditou na realização do que o Senhor lhe havia dito" (Lc 1,45). O seguinte texto também é dedicado à Mãe de Deus, no qual Chiara Lubich nos convida a ter, como Maria, uma total disposição em crer e colocar em prática tudo aquilo que o Senhor anunciou.

Neste Natal, a Palavra de Vida de dezembro de 2021, nos convida a viver palavras dedicadas a Maria: “E bendita é aquela que acreditou na realização do que o Senhor lhe havia dito” (Lc 1,45). O seguinte texto também é dedicado à Mãe de Deus, no qual Chiara Lubich nos convida a ter, como Maria, uma total disposição em crer e colocar em prática tudo aquilo que o Senhor anunciou. Em Maria existe uma estreita ligação entre fé e maternidade como fruto da escuta da Palavra. E Lucas, neste trecho, nos sugere algo que se refere a nós também. Mais adiante, no seu Evangelho, Jesus diz: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática» (Lc 8, 21). Como que numa antecipação destas palavras, Isabel, movida pelo Espírito Santo, nos anuncia que todo discípulo pode se tornar “mãe” do Senhor. A condição é que acredite na Palavra de Deus e a transforme em vida. (…) Maria, depois de Jesus, é a pessoa que melhor e mais perfeitamente soube dizer “sim” a Deus. E é sobretudo nisto que consiste a sua santidade e a sua grandeza. Se Jesus é o Verbo, a Palavra encarnada, Maria, pela sua fé na Palavra, é a Palavra vivida, sendo, porém, criatura como nós, igual a nós. A função de Maria como Mãe de Deus é excelsa e grandiosa. Mas Deus não convida apenas a Virgem a gerar Cristo em si mesma. Todo cristão, embora de outro modo, tem uma tarefa semelhante, ou seja, encarnar Cristo até repetir como são Paulo: «Não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim» (Gl 2, 20). Mas, como atuar tudo isso? Tendo, diante da Palavra de Deus, a mesma atitude de Maria, isto é, de total disponibilidade. Portanto, acreditar, com Maria, que se realizarão todas as promessas contidas na Palavra de Jesus e enfrentar, como ela, se for necessário, o risco do absurdo que a sua Palavra às vezes comporta. Coisas grandes e pequenas, porém, sempre maravilhosas, acontecem a quem crê na Palavra.

Chiara Lubich

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

Tempo da Criação

Tempo da Criação

O Tempo da Criação chegou também este ano: é a celebração cristã anual para orar e responder juntos ao grito da Criação.