Movimento dos Focolares

Chiara Lubich: o Ressuscitado em nós e entre nós

Abr 18, 2022

Jesus ressuscitou! E nos confiou a missão de sermos testemunhas da sua presença viva entre nós, que transforma a sociedade. Um convite para sermos portadores do anúncio da Boa Nova nos ambientes em que vivemos.

Jesus ressuscitou! E nos confiou a missão de sermos testemunhas da sua presença viva entre nós, que transforma a sociedade. Um convite para sermos portadores do anúncio da Boa Nova nos ambientes em que vivemos. Jesus nos garantiu também que estaria presente lá onde dois ou mais estivessem unidos em seu nome[1]. Portanto, fazer com que o Ressuscitado viva em nós e em meio a nós é o segredo, é o caminho concreto para atuar o reino de Deus. É o reino de Deus em ato. […] Jesus deixou estas palavras não apenas aos seus apóstolos, mas a toda a Igreja e a cada um de nós. A tarefa da Igreja será testemunhar o Ressuscitado não só por meio do anúncio que deve ser feito pelos seus ministros, mas também e sobretudo através da vida de cada um de seus membros. Testemunhar o Ressuscitado significa mostrar ao mundo que Jesus é o Vivente. E isto será possível se o mundo puder ver que Jesus vive em nós. Se vivermos a Palavra, se soubermos renegar as tendências do homem velho[2] – sobretudo mantendo aceso no coração o amor para com o próximo – se nos esforçarmos de modo especial para conservar sempre o amor recíproco entre nós, então o Ressuscitado viverá em nós. Ele viverá também em nosso meio e irradiará ao nosso redor a sua luz e a sua graça, transformando os ambientes em que vivemos, com resultados incalculáveis. E será ele, mediante o seu Espírito, a guiar os nossos passos e as nossas atividades. Será ele a dispor as circunstâncias e a oferecer-nos as ocasiões para levar a sua vida a todos que dele necessitam. […] Sem menosprezar os projetos que devemos programar e os meios que o progresso técnico põe a nossa disposição para levar o anúncio do Evangelho, devemos fazer sobretudo uma coisa: ser testemunhas, fazendo com que o Ressuscitado viva em nós.

Chiara Lubich

 (Chiara Lubich, in Parole di Vita, Città Nuova, 2017, pag. 345/8) [1] Mt 18,20 [2] Cf. Ef 4,22-24 e Col 3, 9-10

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

Tempo da Criação

Tempo da Criação

O Tempo da Criação chegou também este ano: é a celebração cristã anual para orar e responder juntos ao grito da Criação.