Movimento dos Focolares

Chiara Lubich: perdoar, como uma mãe

Ago 29, 2022

“De Jesus nós não ouvimos palavras de desprezo, de condenação, apenas palavras de amor, de misericórdia”, foi o que disse o Papa Francisco em seu primeiro Angelus, em 17 de março de 2013. De fato, a misericórdia, o perdão são virtudes características do cristão que podemos exercitar com cada irmão e irmã que encontramos no nosso dia a dia.

“De Jesus nós não ouvimos palavras de desprezo, de condenação, apenas palavras de amor, de misericórdia”, foi o que disse o Papa Francisco em seu primeiro Angelus, em 17 de março de 2013. De fato, a misericórdia, o perdão são virtudes características do cristão que podemos exercitar com cada irmão e irmã que encontramos no nosso dia a dia. O que é que torna a misericórdia tão potente, fazendo-a sempre superar a justiça? E, por que Jesus valoriza tanto esta virtude a ponto de colocá-la como uma condição para a salvação pessoal? Como explica muito bem João Paulo II, a misericórdia é “a dimensão indispensável do amor; é como que o seu segundo nome” [1]. (…) Na oração do “Pai-nosso” reaparece, com outras palavras, o mesmo tema da bem-aventurança: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. É uma lei escrita no Céu: alcançaremos o perdão das nossas culpas na medida em que tivermos perdoado os nossos irmãos e irmãs. O tema da misericórdia e do perdão permeia todo o Evangelho. Afinal, é esse o desejo de Jesus, o objetivo que ele nos revelou na sua oração final, na véspera da sua paixão: a unidade de todos, homens e mulheres, numa grande família que tem por modelo a Trindade. Todo o seu ensinamento busca apenas nos dar, com o seu amor, o instrumento para realizar essa altíssima comunhão entre nós e com Deus. E a misericórdia é justamente a máxima expressão do amor, da caridade, que a leva a cumprimento, ou seja, que a torna perfeita. Em todos os nossos relacionamentos procuremos, portanto, viver o amor pelos outros em forma de misericórdia! A misericórdia é um amor que sabe acolher todo e qualquer próximo, sobretudo o mais pobre e necessitado. É um amor que não mede, que é abundante, universal, concreto. um amor que procura suscitar a reciprocidade, que é o objetivo principal da misericórdia. E sem a misericórdia existiria apenas a justiça, que é capaz de criar igualdade, mas não fraternidade. Hoje fala-se muito de negar o perdão a quem cometeu crimes graves. Pede-se vingança, mais do que justiça. Mas nós, depois de termos procurado com todos os meios remediar o mal cometido, devemos deixar espaço para o perdão, pois só ele é capaz de sanar o trauma pessoal e social produzido pelo mal. “Perdoai, e vos será perdoado”. Então, se tivermos sofrido uma ofensa ou uma injustiça de qualquer tipo, perdoemos e seremos perdoados. Sejamos os primeiros a usar de piedade, a mostrar compaixão! Embora pareça difícil e ousado, perguntemo-nos, diante de cada próximo: como o trataria a mãe dele? Este é um pensamento que nos ajudará a entender e a viver em conformidade com o coração de Deus.

Chiara Lubich

(Chiara Lubich, in Parole di Vita, Città Nuova, 2017, pag. 632/4) [1] Dives in Misericordia, 7

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

Tempo da Criação

Tempo da Criação

O Tempo da Criação chegou também este ano: é a celebração cristã anual para orar e responder juntos ao grito da Criação.