Movimento dos Focolares

Do ateísmo à fé: a experiência de um pastor da Igreja Reformada

Jun 16, 2016

Colaborar para testemunhar juntos o amor misericordioso de Deus é o antídoto para a desertificação espiritual, indicado pelo Papa Francisco durante o encontro com a direção da Comunhão mundial das Igrejas reformadas. A experiência de Martin Hoegger.

MartinHoegger-b“Cristãos em festa” é o título de um grande encontro ecumênico em Nice (França), onde Martin Hoegger, pastor reformado suíço, foi convidado a dar o seu testemunho sobre “Cristo, luz na minha vida”, e sobre como ela o conduziu do ateísmo à fé. Apresentamos uma síntese do que disse, enquanto que a íntegra do discurso pode ser lida em francês no seu blog. «Aos 18 anos de idade me fazia muitos questionamentos sobre o sentido da vida. Eu me perguntava que estudos empreender. Era muito preparado em filosofia e literatura, mas o que eu buscava não era só a sabedoria. Queria também conhecer Deus. Eu me inscrevi na faculdade de teologia em Lausanne. Sentia-me atraído pelo estudo da religião e pensava que encontraria o meu caminho na teologia. Mas quanto mais ia para frente, mais aumentavam os questionamentos. Após 10 meses me tornei ateu. Um dia entrei numa igreja e escrevi a minha rebelião no ambão: “Deus não existe!”. Então decidi deixar de estudar, mas os questionamentos persistiam. Algum tempo depois encontrei um amigo que me convidou para participar de um encontro em Aix-en-Provence, numa faculdade de teologia protestante. Era lá que Deus me esperava. Fiquei tocado pela atmosfera de fraternidade que se vivia neste encontro. À noite, me ajoelhei no meu quarto e uma única palavra saiu da boca: “perdão”. Fiquei surpreso: a quem tinha dirigido esta palavra? No fundo eu sabia por que a pronunciara: naquela época eu estava em conflito com muitas pessoas e machucara muitas delas. Voltando para casa fui até elas para pedir “perdão”. Cada vez foi uma nova experiência de luz: experimentava que Cristo me esperava nos outros, sobretudo nos mais desfavorecidos. Em seguida, procurei um contato com outros cristãos. Até aquele dia eu tinha vivido por minha conta. Agora descobria a luz de Jesus Ressuscitado que ilumina aqueles que se reúnem no seu nome. Compartilho com vocês três experiências sobre a Palavra, que têm uma forte dimensão ecumênica. A escola da Palavra: quando era diretor da Sociedade Bíblica Suíça, entrei em contato com o card. Martini, na época arcebispo de Milão. Ele reunia milhares de jovens, propondo a lectio divina. Alguns responsáveis dos jovens das igrejas católica, reformada e evangélica na Suíça se interessaram por esta experiência. O cardeal nos encorajou a lançar uma escola ecumênica da Palavra. Experimentamos que nos colocarmos juntos na escuta de Cristo nos une profundamente. A Palavra de Vida, como “luz no meu caminho” (Salmos 119,105). A Palavra de Vida é publicada pelo Movimento dos Focolares, com o qual estou em contato a uns vinte anos. Trata-se de tomar um versículo da Bíblia, meditá-lo e aprofundá-lo durante todo o mês, mas sobretudo procurar vivê-lo na vida do dia a dia e partilhar os seus frutos com outros. Nas paróquias em que exerci o meu ministério, propus vivê-la: renova a paróquia. A celebração da Palavra na catedral de Lausanne, no primeiro domingo de cada mês, à noite. A Comunidade das Igrejas cristãs do cantão de Vaud, convidou as 20 igrejas que fazem parte dela. Desde 2004, mais de 100 celebrações nos reuniram neste local. São uma bela aprendizagem ecumênica em que descobrimos as nossas diversidades e nos alegramos com elas. Encoraja-nos a não ter medo do que é diferente e a dar graças pelos dons concedidos aos outros, que não deixam de nos enriquecer. Esta iniciativa é preciosa para nos ajudar como cristãos a caminhar juntos rumo à unidade. Encontrarmo-nos juntos na presença de Deus, na escuta da sua Palavra, é já antecipar uma plena comunhão. Através da oração, o Espírito Santo já nos une. Eis porque Cristo é luz na minha vida». Maria Chiara De Lorenzo Blog Martin Hoegger

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

Tempo da Criação

Tempo da Criação

O Tempo da Criação chegou também este ano: é a celebração cristã anual para orar e responder juntos ao grito da Criação.