Movimento dos Focolares

Edificar-se com a oração 

Out 10, 2022

O encontro pessoal e profundo com Deus em oração redefine toda a nossa existência. Reconhecê-Lo como o autor da graça nos dá a possibilidade de amar como filhos, de nos perdermos em Seu olhar, até que sejamos transformados em oração viva.

O encontro pessoal e profundo com Deus em oração redefine toda a nossa existência. Reconhecê-Lo como o autor da graça  nos dá a possibilidade de amar como filhos, de nos perdermos em Seu olhar, até que sejamos transformados em oração viva. Como sabemos, a nossa espiritualidade, que é ao mesmo tempo individual e comunitária, leva-nos a projetar o nosso amor verticalmente em direção a Deus, e horizontalmente em direção ao próximo. A santidade que deriva desse esforço, depende da presença equilibrada desses dois tipos de amor.  Para alguns (como revela a tendência ao ativismo, que por vezes temos), é mais fácil desenvolver principalmente a dimensão horizontal do amor e, talvez, não de maneira igual a dimensão vertical. É verdade que normalmente oferecemos ao Pai tudo aquilo que fazemos: é por Ele que amamos, trabalhamos, sofremos, rezamos…  Se por um lado o nosso contínuo “fazer-se um” com o próximo geralmente nos leva a amá-lo também com o coração, por outro lado, será que podemos ter a certeza de que amamos a Deus não só com a vontade, mas também com o coração?  No final da vida não nos apresentaremos a Deus com outras pessoas ou com a nossa comunidade; estaremos sozinhos. Será que, naquele momento, todo o amor que brotou no nosso coração durante a nossa existência transbordará espontaneamente – como seria lógico – em direção Àquele a quem sempre deveríamos ter amado, que encontraremos e que nos julgará?    […]  Também para nós chegará esse momento e, recordando-nos disso, precisamos aprofundar melhor e ao máximo, desde já, o nosso relacionamento com Deus.  De fato, podemos amar como servos e fazer tudo aquilo que o patrão deseja sem lhe dirigir a palavra; ou podemos amar como filhos, com o coração plenificado pelo Espírito Santo de amor e de confiança no Pai. Essa confiança nos leva a conversar sempre com Ele, a dizer-lhe tudo de nós: nossos propósitos, nossos projetos; é uma confiança, um desejo divino que nos faz esperar ansiosamente pelo momento dedicado exclusivamente a Deus, para entrarmos em contato profundo com Ele.  É a oração, a oração verdadeira! É a ela que devemos buscar até nos tornarmos oração viva.  Existe uma bela frase do teólogo Evdokimov2, a propósito da oração: “Não basta fazer a oração, é preciso tornar-se, ser oração, construir-se em forma de oração…”¹.  Edificar-se em forma de oração, ser oração, como Jesus quer, pois Ele disse: “Orai a todo o momento”².   Creio que no coração de muitos de nós existe um verdadeiro patrimônio de amor sobrenatural que pode transformar a nossa vida em autêntica oração, que pode nos edificar por meio da oração. Trata-se de recolhê-lo nos momentos oportunos.  Neste próximo período, empenhemo-nos em dialogar sempre com Deus, inclusive em meio à nossa atividade. Procuremos melhorar exatamente nesse ponto.  O fato de dizer “Por Ti” antes de cada ação já a transforma em oração.   Porém, isso não é suficiente. Iniciemos um diálogo intenso com Ele, sempre que for possível. Somente assim, no final da nossa vida poderão florescer nos nossos lábios expressões de amor a Deus semelhantes às dos santos. […]

Chiara Lubich

(Chiara Lubich, Conversazioni, Cittá Nuova 2919, pag. 551-553)
1. P. Evdokimov, Ortodossia, in Aforismi e citazioni cristiane, cit. p. 153. 2. Cf. Lc 21, 36.

https://youtu.be/vyYCmM48EAI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

Tempo da Criação

Tempo da Criação

O Tempo da Criação chegou também este ano: é a celebração cristã anual para orar e responder juntos ao grito da Criação.