Movimento dos Focolares

Guatemala: uma capela ecumênica no Centro Educacional Fiore

Mai 30, 2023

Recentemente foi inaugurada uma Capela Ecumênica no Centro Educacional Fiore (CEF), localizado em Mixco (Guatemala). Os diretores Maresa Ramírez e Luis Martinez nos contam como nasceu a ideia de coincidir com o Pentecostes, quando se celebra no hemisfério sul a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Recentemente foi inaugurada uma Capela Ecumênica no Centro Educacional Fiore (CEF), localizado em Mixco (Guatemala). Os diretores Maresa Ramírez e Luis Martinez nos contam como nasceu a ideia de coincidir com o Pentecostes, quando se celebra no hemisfério sul a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. “Não focamos apenas em uma denominação cristã, mas buscamos o que nos une dentro do cristianismo. Por isso nossa capela é ecumênica, queremos que ninguém se sinta fora da família do nosso Centro Educacional, queremos incluir uns aos outros”. Com estas palavras, Maresa Ramírez explica o objetivo da nova capela ecumênica construída no Centro Educacional Fiore (CEF), localizado em Mixco (Guatemala), do qual é diretora geral junto com Luis Martinez, que é o diretor administrativo. Há 10 anos o Centro acolhe crianças de várias denominações cristãs e, após a pandemia, o número foi aumentando gradativamente. A capela faz parte do percurso educativo da escola que se baseia no processo acadêmico, físico-emocional e espiritual. A capela possui diferentes elementos que procuram criar uma relação com Deus tendo em conta a idade das crianças que frequentam a escola. Assim nos conta Luis Martinez: “O desenho da capela inclui processos lúdicos, usando jogos para aproximar as crianças de Deus e ter um relacionamento com Ele. Por exemplo, colocamos tubos que se movem desde a entrada da capela até o crucifixo, para que a criança, se sentir necessidade, possa enviar uma mensagem secreta a Jesus. Então, as nuvens servem para criar a atmosfera do céu, porque colocamos Deus em relação com o céu. As crianças são o centro das atenções e quando eles entram neste lugar cria-se imediatamente um relacionamento engraçado e ao mesmo tempo sério”. A escola oferece às crianças esse espaço, onde elas podem ter acesso quando sentem a necessidade de passar um momento com Deus. Na disciplina de Educação na fé e nos valores, as crianças praticam a confecção de origamis e assim podem escrever suas boas ações, e colocá-los lá, oferecendo-as para Jesus, “com base no que Chiara Lubich ensinava às crianças: depois de fazer uma ação com amor, faça como um pacotinho e mande-o para o céu”. A colaboração foi fundamental para o momento da inauguração, pois o diálogo entre o Movimento dos Focolares da Guatemala e o Conselho Ecumênico Cristão da Guatemala é amplo. “Construímos uma relação com cada um dos integrantes, em particular com o bispo católico, D. Valenzuela. Conversando com ele percebemos o quanto é importante a presença desta capela, pois o diálogo é algo necessário na realidade ecumênica guatemalteca”, diz Luis Martinez. A estes contatos baseados na fraternidade juntaram-se pessoas de 7 Igrejas cristãs e cerca de 25 pessoas assistiram à inauguração da capela. O programa inaugural foi organizado pelo Centro Educacional juntamente com D. Valenzuela e incluiu salmos, leitura da Palabra de Deus e várias orações de bênção e louvor. Os alunos participaram recitando uma oração pela paz. “Foi um momento muito bonito”, conclui a diretora Ramírez. “Muitos dos presentes salientaram ter percebido que as crianças, em nosso percurso educacional, são colocadas no centro e que somos a primeira escola do país a ter uma capela ecumênica”.

Diego Santizo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

Tempo da Criação

Tempo da Criação

O Tempo da Criação chegou também este ano: é a celebração cristã anual para orar e responder juntos ao grito da Criação.